segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Conversão para minuto faz telefone ter aumento de 70%


Os moradores da cidade de Jundiaí (a 60 km de São Paulo) começaram a receber suas contas de telefone cobradas em minutos no final de julho. Mas muitos levaram um susto: aumento de até 70% na fatura mensal, segundo informações do Procon da cidade.Ainda segundo a entidade, já foram registradas cerca de 300 reclamações contra a Telefônica apenas sobre as cobranças em minutos (incluindo os planos da própria empresa), desde o início do ano.De acordo com o coordenador do Procon de Jundiaí, Antônio Augusto Giarreta, o aumento ocorre devido à mudança no cálculo. Para ele, independentemente da escolha do plano, Básico ou Pasoo (alternativo), o consumidor perde.`Como o cálculo no Pasoo é feito com base na tarifa de completamento [taxa paga quando a ligação for completada] mais o tempo de uso da linha, a conversação já começa com a cobrança de quatro minutos`, afirma.O Passo tem uma franquia mensal de 400 minutos e é indicado para quem faz ligações de mais de três minutos ou usa a internet discada. O Básico tem franquia de 200 minutos e é indicado para quem faz chamadas curtas.Na capital, a migração das linhas de pulso para minutos ocorreu até o mês passado, e as primeiras contas por minuto devem chegar na segunda quinzena deste mês. No interior, todas as cidades já tiveram as contas modificadas --a primeira foi São José do Rio Preto, em abril. O Procon da cidade também recebeu queixas de consumidores que não entenderam a conta ou tiveram aumento em sua fatura.SustoGerson Aparecido de Souza, 57 anos, afirma ter tido um aumento de 63% na conta no último mês --a fatura passou de R$ 68 para R$ 111. Segundo ele, a mudança para o plano Pasoo, sem que houvesse o pedido, foi a responsável pela alteração. `Eu descobri a falha quando pedi o detalhamento da conta. A Telefônica fez a alteração sem o meu consentimento`, diz. Fonte: Folha Online, 3 de agosto de 2007

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